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Instituto AmAA - agora e sempre

com uma história de mais de 70 anos em São José do Rio Preto, o Instituto ALARME é formado por dois centros educacionais e projetos de fomento ao esporte e cultura:
• Cândido Brasil Estrela
• Centro Educacional Helaine Munia
• Escola Samaúma
• Por um Amanhã Feliz
• Sonhar e Vencer
• Atividades extracurriculares


um lugar especial, onde as crianças e adolescentes vão para estudar, recebem alimentação, cuidados, apoio psicológico, assistência social, respeito e amor. além das crianças, os familiares também são assistidos e conscientizados a respeito de diversos temas e assuntos, assim aprendem a conviver, sendo estimulados a participar ativamente das atividades e gestão da escola.

após um extenso diagnóstico, com pesquisa de mercado e entrevistas com as equipes do Instituto ALARME, identificamos:


01

a população não conhece realmente tudo que o Instituto ALARME faz pelas crianças e, consequentemente, para a sociedade.


02

é preciso conscientizar todos os habitantes de Rio Preto e região para apoiarem esta causa, participando ativamente como voluntários e/ou como doadores, esporádicos ou recorrentes.


03

fundamental intensificar a comunicação para potencializar essa conscientização.


04

existe um orgulho muito forte, sempre externado por todos os membros, sejam colaboradores ou voluntários.

diagnóstico de marca

– pesquisa de mercado

– análise da concorrência

– análise de benchmark

– análise de tendências e oportunidades


estratégia de marca

– diferenciação de marca

– posicionamento de marca

– plataforma de marca


identidade de marca

– naming

– design marca

– identidade visual
– identidade verbal


estratégia - sintetizar a essência do instituto para direcionar a marca

como esta nova marca deveria ser posicionada e criar uma conexão com a sociedade?

O QUE?

foco: acolhimento (alimentação, amparo, assistência psicológica e social) e educação de crianças e adolescentes.

infância e adolescência: carências afetivas, emocionais e financeiras; sonhos e vontades; medos e necessidades.

COMO?

experiência:  70 anos.


PORQUÊ?

resultado: transformação de realidades difíceis.

posicionamento & diferenciação:

há mais de 70 anos transformando a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de acolhimento e educação, proporcionando realizações de sonhos e futuros melhores, sempre com muito amor.


valores:
• solidariedade
• servir
• equidade
• trabalho em equipe
• sustentabilidade
• profissionalismo
• educação e respeito pelo exemplo
• amor em tudo que fizermos


naming

também foi identificado que o nome “ALARME” não explicava tudo que a marca significa. além de remeter aos preconceitos do passado: reformatório, orfanato, crianças abandonadas, etc. era preciso mudar.

a proposta de mudança foi aceita pela diretoria, que também estava incomodada com esta questão, mas sempre houve receio em mudar um nome conhecido.

após grande aprofundamento na história e em tudo que o Instituto sempre realizou, todos os insights direcionaram nossa criação ao nome que consegue tangibilizar tudo que o instituto faz.

surge, então, o Instituto AmAA um nome simples, mas com muitos significados.
• adultos responsáveis e conscientes cuidando de crianças e adolescentes
• professores, colaboradores e voluntários que dedicam sua vida para acolher, ajudar e, principalmente, amar
• todos juntos, fazendo tudo isso todos os dias, com muita alegria
• essa união e exemplos transformarão estas crianças e adolescentes em adultos que continuarão transformando a sociedade

fácil de falar, ler e ser desenhado, por crianças de todas as idades.

com fonética contínua, uma palavra que inspira, porque tem amor sem fim, que cresce a cada dia.

identidade verbal e visual

as identidades para inspirar e normatizar os pontos de contato da marca AmAA devem ser simples e, ao mesmo tempo, profissionais e sérias, possibilitando uma comunicação que acompanhe todos os objetivos e metas do Instituto. os conceitos de criação da identidade visual foram inspirados a partir da personalidade da marca:

• acolhedora
• amorosa
• atenciosa
• prestativa
• solícita
• realizadora
• inspiradora
• agente da transformação


paleta de cores:

a marca precisava de mais vida e mais possibilidades na comunicação.

para que a marca tenha mais vida e estilo em diversas situações, uma nova paleta com cores principais e de suporte para cada marca do Instituto AmAA. com este recurso visual, é possível fazer comunicações para todos os públicos: alunos, familiares, sociedade e parceiros, sempre personalizando ainda mais o estilo marcante.

a nova identidade visual também foi aplicada nos logotipos de cada mantida. assim todas as marcas foram atualizadas e preparadas para comunicação com cada público.

identidade verbal:

a marca AmAA e suas mantidas inspiram as pessoas que educam e transformam vidas, e também falam com os alunos, familiares e sociedade. há uma história de grandes realizações e mudanças, que precisam transmitir sentimentos para as atuais gerações.


tagline:

“agora e sempre” é a nova promessa da marca.

uma tagline que explica diretamente quando tudo é feito: agora e sempre, todos os dias, há mais de 70 anos. o instituto sempre acolheu e preparou cada estudante para o amanhã, para sempre.


mensagem da marca:
acreditamos no amanhã.
• transformamos vidas agora, atuando no presente para mudar o futuro.
• todos os dias cuidamos e educamos crianças para que nunca parem de sonhar.

templates:
as identidades também se desdobraram em materiais de comunicação dos mais diversos meios de comunicação.

 

para que a equipe interna de marketing, professores e os parceiros de comunicação possam desenvolver seus trabalhos mantendo a essência da marca, desenvolvemos templates em vários formatos

com este projeto, o Instituto AmAA conseguirá estabelecer uma conexão emocional com toda a sociedade e acolher, cuidar e ensinar cada vez mais crianças e adolescentes, agora e sempre.