NARDINI - confiança no futuro sustentável.
a Nardini atua no mercado sucroenergético há 50 anos. atualmente com duas unidades, sendo a matriz em Vista Alegre do Alto/SP e uma nova unidade em Aporé/GO, somam capacidade de moagem de 5,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, produzindo commodities derivadas da cana-de-açúcar:
•Açúcar (Cristal e VHP)
•Etanol (Hidratado e Anidro)
•Energia elétrica renovável
•Levedura Seca – UNALEV
•Bagaço hidrolisado
faz parte do Grupo Aurélio Nardini, com as empresas coligadas: Auto Posto Santa Rita e CEN – Companhia Energética Nardini, subsidiária produtora de energia elétrica a partir de biomassa.
– pesquisa de mercado
– pesquisa com clientes
– pesquisa com colaboradores
– pesquisa com arrendatários e fornecedores
– análise da concorrência
– análise de benchmark
– análise de tendências e oportunidades
– diferenciação de marca
– posicionamento de marca
– plataforma de marca
– design marca
– identidade visual
– identidade verbal
– selo 50 anos
– design de embalagem








o projeto de rebranding
diagnóstico da marca: imersão no universo sucroenergético sustentável




redesign da identidade visual: confiança e sustentabilidade




paleta: combinando cores sóbrias e , que remetem à sustentabilidade, solidez e natureza. São três tons de verde, além das cores bege, laranja e azul, possibilitando para a marca uma comunicação ampla, que inspira, incentiva e inova.
tipografia: oferece diferentes pesos e larguras, com variações de acordo com alinhamento, tamanho e destaques desejados.






identidade verbal: construção de um discurso proprietário para a Nardini
o reposicionamento de marca guiou toda a nova comunicação, e a identidade verbal era fundamental para tangibilizar esta mudança, pois a Nardini fala com muitas pessoas diariamente.
há uma certa padronização de discurso no mercado de atuação da marca, geralmente pautado em “tradição, solidez e sustentabilidade”. O objetivo era ir além apenas destes temas, e adaptar o discurso da Nardini para cada persona com a qual a marca vai se comunicar.
por isso, desenvolvemos a identidade verbal com o objetivo de posicionar a marca como confiável e sustentável, transmitindo segurança e inspirando as pessoas.
como cada público tem conhecimento e envolvimento em diferentes níveis com a Nardini, foi preciso normatizar a identidade verbal permitindo uma personalização mais prática.
tons de voz: foram definidos três tons de voz para a marca, associando cada um a uma necessidade da marca.
•técnico: transmitir confiança e conhecimento, utilizando uma linguagem mais técnica e para falar com profissionais do setor e clientes.
•acolhedor: estabelecer relação de proximidade e confiança com os produtores rurais e comunidade, utilizando uma linguagem mais informal e amigável.
•inspirador: Provocar reflexões positivas e inspirar os produtores rurais, trabalhadores operacionais e mais jovens, que sonham em construir carreira na Nardini, mostrando como podem alcançar seus objetivos, utilizando uma linguagem encorajadora.


selo 50 anos


com o reposicionamento, a Nardini continuará sempre atual, sendo a indústria que todos podem confiar, pois, sempre atuou desenvolvendo o futuro da região, garantindo: geração de renda e oportunidades, incentivo às ações sociais e culturais, tudo de forma sustentável.
uma grande empresa, que desenvolve a sociedade, economia, meio-ambiente, pessoas e todos que se relacionam com a empresa crescem junto.

