transbrand

NARDINI - confiança no futuro sustentável.

a Nardini atua no mercado sucroenergético há 50 anos. atualmente com duas unidades, sendo a matriz em Vista Alegre do Alto/SP e uma nova unidade em Aporé/GO, somam capacidade de moagem de 5,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, produzindo commodities derivadas da cana-de-açúcar:

 

•Açúcar (Cristal e VHP)

•Etanol (Hidratado e Anidro)

•Energia elétrica renovável

•Levedura Seca – UNALEV

•Bagaço hidrolisado

 

faz parte do Grupo Aurélio Nardini, com as empresas coligadas: Auto Posto Santa Rita e CEN – Companhia Energética Nardini, subsidiária produtora de energia elétrica a partir de biomassa.

diagnóstico de marca

– pesquisa de mercado

– pesquisa com clientes

– pesquisa com colaboradores

– pesquisa com arrendatários e fornecedores

– análise da concorrência

– análise de benchmark

– análise de tendências e oportunidades

 

 

estratégia de marca

– diferenciação de marca

– posicionamento de marca

– plataforma de marca


identidade de marca

– design marca

– identidade visual
– identidade verbal

– selo 50 anos
– design de embalagem

 

o projeto de rebranding

 

o objetivo do projeto foi atualizar a identidade visual e criar a marca comemorativa de 50 anos.
a partir das conversas iniciais com os executivos, detectamos a necessidade de reposicionar a empresa de forma mais ampla, olhando para todos os públicos com os quais a Nardini se relaciona.
 
 

diagnóstico da marca: imersão no universo sucroenergético sustentável

 

o agronegócio brasileiro é, sem dúvidas, o principal setor da economia brasileira. a Nardini produz alimentos e bioenergia para importantes empresas de diversos países, e é reconhecida pela confiabilidade e credibilidade, com a qualidade não apenas nos produtos, mas em todos os processos.
 
para trabalharmos no reposicionamento desta marca tão importante e respeitada, ouvimos:
 
•diretoria & liderança
•colaboradores de todos os níveis e setores
•produtores & fornecedores de matérias-primas
•clientes
 
além de um amplo diagnóstico com concorrentes e empresas referências no setor, buscando encontrar os diferenciais e percepção do público acerca da reputação da marca, construída com muito trabalho.
 
era preciso criar um discurso para que a marca comunicasse seus diferenciais, realizações e oportunidades para os públicos mais próximos, pois os clientes e profissionais do setor conheciam bem a Nardini.

redesign da identidade visual: confiança e sustentabilidade

 
o conceito do design da marca segue algumas inspirações e características:
•imponente
•confiável
•técnica
•acolhedora
•excelência
 
também era preciso tangibilizar para o público algumas diretrizes atreladas ao reposicionamento:
•inspiradora
•sustentável
•contemporânea 

paleta: combinando cores sóbrias e , que remetem à sustentabilidade, solidez e natureza. São três tons de verde, além das cores bege, laranja e azul, possibilitando para a marca uma comunicação ampla, que inspira, incentiva e inova.

 

tipografia: oferece diferentes pesos e larguras, com variações de acordo com alinhamento, tamanho e destaques desejados.

 
ícones: elementos com a função de ilustrar e deixar a comunicação mais acolhedora.
 
grafismo: o elemento gráfico criado a partir das curvas do ícone da Nardini se ajusta conforme a situação de cada peça, envolvendo textos e envelopando imagens, sempre trazendo ainda mais personalidade para os layouts.
 
diretrizes de fotografia: as imagens usadas pela marca devem representar seus diversos públicos e stakeholders, de forma próxima transmitindo confiança e excelência em tudo o que é feito. 

identidade verbal: construção de um discurso proprietário para a Nardini

 

o reposicionamento de marca guiou toda a nova comunicação, e a identidade verbal era fundamental para tangibilizar esta mudança, pois a Nardini fala com muitas pessoas diariamente.

há uma certa padronização de discurso no mercado de atuação da marca, geralmente pautado em “tradição, solidez e sustentabilidade”. O objetivo era ir além apenas destes temas, e adaptar o discurso da Nardini para cada persona com a qual a marca vai se comunicar.

por isso, desenvolvemos a identidade verbal com o objetivo de posicionar a marca como confiável e sustentável, transmitindo segurança e inspirando as pessoas.

como cada público tem conhecimento e envolvimento em diferentes níveis com a Nardini, foi preciso normatizar a identidade verbal permitindo uma personalização mais prática.

tons de voz: foram definidos três tons de voz para a marca, associando cada um a uma necessidade da marca.

 

•técnico: transmitir confiança e conhecimento, utilizando uma linguagem mais técnica e para falar com profissionais do setor e clientes.


•acolhedor: estabelecer relação de proximidade e confiança com os produtores rurais e comunidade, utilizando uma linguagem mais informal e amigável.

 

•inspirador: Provocar reflexões positivas e inspirar os produtores rurais, trabalhadores operacionais e mais jovens, que sonham em construir carreira na Nardini, mostrando como podem alcançar seus objetivos, utilizando uma linguagem encorajadora.

a identidade verbal foi organizada para que a marca fale de forma adaptada com cada público, ampliando a variedade e frequência e, mesmo assim, mantendo a padronização. Assim a Nardini consegue falar com todos os seus públicos estratégicos: clientes, colaboradores, fornecedores e público externo (institucionais, sociedade, representantes de classes e outros).

selo 50 anos 

a construção do selo foi inspirada nos ciclos sustentáveis da natureza, solidez e história da empresa. o formato arredondado dos números 5 e 0 trazem modernidade e conforto visual.

com o reposicionamento, a Nardini continuará sempre atual, sendo a indústria que todos podem confiar, pois, sempre atuou desenvolvendo o futuro da região, garantindo: geração de renda e oportunidades, incentivo às ações sociais e culturais, tudo de forma sustentável.

 

uma grande empresa, que desenvolve a sociedade, economia, meio-ambiente, pessoas e todos que se relacionam com a empresa crescem junto.