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RZD

Franchising de verdade.

a RZD é uma consultoria de franchising com mais de 20 anos de experiência em suporte jurídico, formatação e expansão de redes de franquias, e precisava mostrar seu diferencial neste mercado com muitos concorrentes, que prometem sucesso de forma rápida e crescimento acelerado.

 

o objetivo é chamar atenção para o discurso realista da RZD, que prepara empreendedores e empresários, inspirando-os com todo o portfólio de vários cases de sucesso, de diferentes portes e em todos os segmentos do franchising. ao mesmo tempo, a marca precisa deixar claro que não é apenas uma consultoria – como vários pequenos escritórios – mas formada por uma grande equipe multidisciplinar com profissionais especialistas, alinhada à sua reputação, com destaque para suporte jurídico, a base segura para formatação e expansão.

 

era preciso comunicar a cultura da RZD, o jeito sério e honesto, um franchising de verdade.

diagnóstico de marca

– pesquisa de percepção de marca

– pesquisa de mercado

– análise da concorrência

– análise de benchmark

– análise de tendências e oportunidades

 

 

estratégia de marca

– diferenciação de marca

– posicionamento de marca

– plataforma de marca

– arquitetura de marca


identidade de marca

– redesign de marca

– identidade visual
– identidade verbal
– templates de comunicação e marketing

 

diagnóstico da marca: imersão no negócio e no mercado

 
o franchising brasileiro passa por um momento de evolução: há muitos empreendedores querendo expandir suas empresas que acabam contratando profissionais despreparados, mas que prometem sucesso absoluto.
 
a RZD sempre foi contra estas práticas e posicionamento, desta forma, construiu um admirável portfólio de muitas franqueadoras atendidas em formatação e suporte jurídico e, mais recentemente, com expansão.
 
o projeto de branding começou com um amplo diagnóstico com clientes, parceiros, colaboradores e análise dos concorrentes, buscando encontrar os diferenciais e percepção do público acerca da marca e do segmento. a RZD precisava de um posicionamento que afastasse o discurso das outras marcas, que prometem tudo muito rápido. neste contexto, surge a promessa da marca “Franchising de verdade”, que inspira todo o mood criativo e universo visual.

estratégia da marca: um posicionamento único e diferenciado

 

elaboramos um projeto de branding e posicionamento de marca que fala com empresários que entendem a importância de expandir de forma sólida, inspirando e encorajando eles a estruturem sua rede de franquias da forma correta, sem atalhos, com menos riscos e mais segurança, contando com toda experiência da equipe RZD.
 
o posicionamento desenvolvido para a marca foi “Transformamos pequenos e médios negócios em redes de franquias para que empresários possam expandir de forma sólida, com mais segurança, para alcançarem o sucesso.” assim, a RZD consegue transmitir ao público o que é “Franchising de verdade”: crescer continuamente para que seja possível alcançar o sucesso seguro.
 
o reposicionamento foi facilmente incorporado pela equipe, pois os profissionais da RZD têm cultura de resultados, são conscientes e respeitam processos. também direcionou a criação das identidades visual e verbal, transformando a comunicação da marca de dentro para fora.
 
a RZD atraiu clientes mais qualificados que têm contratado os serviços com maior ticket médio, entendendo os diferenciais da marca.

arquitetura de marca: organização estratégica das submarcas

 

a RZD é formada por um ecossistema para atender empresários que desejam entrar no mercado do franchising. para que o público entenda as diferenças entre cada serviço ou unidade de negócio, era preciso organizar as submarcas.
 
no início do projeto havia algumas submarcas, e outras precisariam ser criadas para aproveitar futuras oportunidades de mercado, o modelo de arquitetura monolítica foi adotado. dessa forma, a RZD endossa cada nova unidade ou serviço, e a marca principal estará sempre em evidência.
 
para fortalecer ainda mais cada operação e agregar valor, estas áreas têm suas próprias identidades, submarcas endossadas pela RZD.

redesign da identidade visual: uma linguagem proprietária

 

o design de marca gera confiança e credibilidade, e representa o propósito da RZD: transformar negócios e projetos de pequenos e médios empresários em franquias, ajudando-os em todos os passos de estruturação para um crescimento seguro. 
 
outros competidores deste mercado, usam discursos agressivos e exagerados, prometendo sucesso garantido. 
 
a marca RZD vai no sentido oposto: contando a trajetória dos seus clientes, mostrando que sabe exatamente qual próximo passo o empresário precisa dar em direção ao sucesso.
 
o design de marca foi inspirado no crescimento sustentável proporcionado aos clientes.
 
paleta: as cores combinam azul, verde e laranja, trazendo segurança, confiança e energia. aplicadas nas setas que formam o ícone representam as principais unidades de negócio: Formatação, Expansão e Suporte Jurídico. as cores complementares foram aplicadas nas submarcas dos outros serviços que formam o ecossistema RZD.
 
tipografia: detalhes nas letras RZD que associam às contínuas evoluções, sempre em movimento.
 
ícones: reforçam os atributos e mensagens da marca, podendo ser incluídos nos textos para destacar.
 
diretrizes de fotografia: representam empreendedores, empresários e profissionais de forma real, sem ostentação.

identidade verbal: construção de um discurso único para a RZD

 

o reposicionamento de marca guiou toda a nova comunicação, e a identidade verbal era fundamental para tangibilizar esta mudança, pois a RZD produz muito conteúdo, atende vários empreendedores, empresários e faz muitos treinamentos.
 
os principais concorrentes usam um discurso exagerado, de ostentação e promessas agressivas. já o discurso da RZD reforça seu posicionamento de experiente e segura.
 
por isso, desenvolvemos a identidade verbal, com o objetivo de posicionar a marca como experiente, transmitindo segurança e encorajando os empresários que buscam sucesso no franchising.
 
a partir da personalidade da marca, foram definidos três tons de voz para a marca, associando cada um a uma das principais unidades de negócios: 
 
provocador: formatação
detalhista: jurídico
otimista: expansão
 
as necessidades foram atendidas com a criação de uma identidade verbal, rica em palavras e exemplos que chamam atenção, provocando reflexões e fazendo o público a comparar os discursos das marcas concorrentes. assim a RZD consegue atrair empresários mais preparados, que compreendem a proposta de valor.
 
desta forma o universo criativo da marca fica mais assertivo, combinando as identidades verbal e visual, chamando atenção para a qualidade dos serviços, e ao mesmo tempo, provocando reflexões e transmitindo segurança para quem precisa de segurança para crescer no franchising.